O Django é uma baita ferramenta que auxilia muitos desenvolvedores a concretizar seus projetos web com agilidade e simplicidade impressionantes. A documentação do framework é bastante vasta. São blogs de desenvolvedores, listas de email, livros bem completos, a trilha no StackOverflow, além de muitos e muitos projetos abertos no GitHub e BitBucket, e é claro, a excelente e completíssima documentação oficial. Até aí, tudo perfeito. Material para iniciantes querendo aprender Django existe de monte, mas quando as dúvidas começam a ficar um pouco mais específicas, ou questões relacionadas à boas práticas em projetos Django, a coisa começa a ficar mais escassa. Felizmente para nós, Djangonautas, o Daniel Greenfeld e a Audrey Roy começaram a resolver um pouco desse problema escrevendo o excelente Two Scoops of Django: Best Practices for Django 1.5.
O livro não é um tutorial e tampouco uma documentação exaustiva do Django, mas sim uma valiosa coleção de dicas e conselhos sobre boas práticas em projetos Django, atualizada para a versão 1.5. Já nos primeiros capítulos, fiquei com aquela sensação de “putz, eu tô fazendo tudo do jeito mais difícil nos meus projetos!”. Os autores vão mostrando os problemas e apresentando as soluções de uma forma bem prática, passando dicas, alertas, e, o que achei mais legal de tudo, as Package Tips, que são dicas sobre pacotes de terceiros que os autores costumam usar em seus projetos e que são uma verdadeira mão-na-roda.
Talvez você esteja pensando consigo próprio: “ah, eu já vi várias coisas dessas espalhadas pela web…”. Aí é que está o ponto principal, pois os autores pegaram a vasta experiência que possuem e compilaram uma série de dicas em um só lugar. E quando falo de dicas, não pense que são trechinhos pequenos de texto com links para outros recursos. Pelo contrário, os autores se preocuparam em explicar bem o porquê das coisas, sem cansar o leitor.
Outra coisa que achei interessante é que, diferentemente de um monte de livros que a gente vê por aí, parece que os autores deixaram de lado a preocupação de que o livro deles possa ficar obsoleto por passar dicas pontuais de pacotes específicos para resolver determinados problemas. Me parece que muitos autores limitam a abrangência de seus livros por medo de abordar um assunto mais específico, que poderia sofrer mudanças em breve (talvez o sentimento de estar sendo eternizado pelo livro deixe alguns autores meio confusos). Os autores do Two Scoops of Django não se preocuparam muito com isso e até se comprometeram em publicar erratas caso alguns elementos sofram mudanças nos próximos tempos.
O livro em si é muito bem organizado, com um formato muito bom para a leitura. Os autores se preocuparam MUITO e conseguiram fazer um layout excelente para ser lido em e-readers. Eu comprei a versão para Kindle, e esse é o primeiro livro técnico que leio em que não é preciso ficar diminuindo o tamanho da fonte para conseguir ler decentemente os trechos de código. Parabéns aos autores pela preocupação com os leitores da versão digital do livro!
O conteúdo
Não vou fazer aqui uma análise completa do livro. Vou listar apenas algumas coisas importantes que aprendi com o livro:
- Como estruturar meus projetos Django;
- Que as class-based-views são muito fáceis de usar;
- Que na versão 1.5 do Django ficou barbada estender o modelo
User; - Que realizar processamento nos templates é roubada;
- Que dá pra manter configurações (
settings.py) específicas para diferentes ambientes; - Que
importrelativo existe; (isso mesmo, eu não conhecia esse recurso) - Que
select_related()quebra um galhão pra consultas grandes; - E muitas outras coisas! (muitas mesmo!) 🙂
Enfim, o conteúdo do livro é fantástico! Recomendo a todo mundo que tem um pouquinho de experiência com o Django que compre e leia esse livro. Não é preciso ser especialista no framework para se aproveitar do conteúdo dele. Se você está na dúvida se o livro é adequado para você, dê uma conferida no conteúdo dele na página oficial.
Eu recomendo!
De 0 a 10, dou nota 10 para esse livro. Li ele apenas uma vez, mas já vou começar a reler para fixar bem as dicas, pois são muitas coisas novas.
Se quiser seguir minha dica, estão à venda as versões impressa e digital do livro. Comprando direto pela página do livro, é possível comprar o pacote digital (formatos PDF, mobi e ePub, tudo DRM-free) por 17 dólares (preço em 22/06/2013). Na Amazon americana, está à venda a versão impressa. E ainda, se quiser comprar pela Amazon Brasil, eles estão vendendo a versão para Kindle.
Se ainda estiver na dúvida se o livro vale mesmo a pena, leia os reviews dos leitores na Amazon.

Você precisa fazer login para comentar.