O que é a C++? Básico Concepts of C++ Linguagem de Programação
O que é a C++?
C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos de uso geral. Foi criado por Bjarne Stroustrup no Bell Labs por volta de 1980. C++ é muito semelhante ao C (inventado por Dennis Ritchie no início dos anos 1970). C++ é tão compatível com C que provavelmente compilará mais de 99% dos programas C sem alterar uma linha de código-fonte. No entanto C++ é uma linguagem bem estruturada e mais segura do que C, pois é baseada em OOPs.
Algumas linguagens de computador são escritas para um propósito específico. Como, Java foi inicialmente concebido para controlar torradeiras e alguns outros eletrônicos. C foi desenvolvido para programar SO. Pascal foi conceituado para ensinar técnicas de programação adequadas. Mas C++ é uma linguagem de propósito geral. Ela bem merece o apelido amplamente reconhecido de “Canivete Suíço das Línguas”.
Linguagens de programação populares em uso?
As línguas populares que são usadas principalmente são Java, C++, Python, e C.
Linguagens de nível inferior como
- Assembly Língua
- C
- C++
Essas linguagens forçam o programador a pensar mais sobre o problema em termos de programação de computadores e suas implementações, em vez de lógica de negócios.
Como você pode ver, apesar de ser velho, C++ é relativamente popular ainda hoje, o que é um feito próprio. O gráfico é de stackoverflow.com
Is C++ melhor linguagem de programação?
A resposta depende da perspectiva e dos requisitos. Algumas tarefas podem ser realizadas em C++, embora não muito rapidamente. Por exemplo, projetar telas GUI para aplicativos.
Outras linguagens como Visual Basic, Python possuem elementos de design GUI integrados. Portanto, eles são mais adequados para tarefas do tipo GUI.
Algumas das linguagens de script que fornecem programabilidade extra aos aplicativos. Como o MS Word e até o Photoshop tendem a ser variantes do Basic, não C++.
C++ ainda é amplamente utilizado, e os softwares mais famosos têm sua espinha dorsal em C++.
Este tutorial irá ajudá-lo a aprender C++ conceitos básicos e avançados.
Quem usa C++?
Alguns dos sistemas usados mais visíveis da atualidade têm suas partes críticas escritas em C++.
Exemplos são Amadeus (passagens aéreas)
- Bloomberg (formação financeira),
- Amazon (comércio na web), Google (pesquisa na web)
- Facebook (redes sociais)
Muitas linguagens de programação dependem de C++desempenho e confiabilidade em sua implementação. Os exemplos incluem:
- Java Máquinas virtuais
- JavaScript intérpretes (por exemplo, V8 do Google)
- Navegadores (por exemplo, Internet Explorer, Mozilla Firefox, Safari da Apple e Chrome do Google)
- Estruturas de aplicativos e da Web (por exemplo, Microsoftestrutura de serviços da Web .NET).
Aplicações que envolvem redes locais e de longa distância, interação do usuário, acesso numérico, gráfico e a bancos de dados dependem muito de C++ língua.
Cinco Básicos Concepts of C++
Aqui estão cinco princípios básicos C++ conceitos:
C++ Variáveis
- Variáveis são a espinha dorsal de qualquer linguagem de programação.
- Uma variável é apenas uma forma de armazenar algumas informações para uso posterior. Podemos recuperar esse valor ou dado referindo-nos a uma “palavra” que descreverá essa informação.
- Uma vez declarados e definidos, eles podem ser usados diversas vezes dentro do escopo em que foram declarados.
C++ Estruturas de controle
- Quando um programa é executado, o código é lido pelo compilador linha por linha (de cima para baixo e, na maior parte, da esquerda para a direita). Isso é conhecido como “fluxo de código."
- Quando o código está sendo lido de cima para baixo, ele pode encontrar um ponto onde precisa tomar uma decisão. Com base na decisão, o programa pode pular para uma parte diferente do código. Pode até fazer o compilador executar novamente uma parte específica ou simplesmente pular um monte de código.
- Você poderia pensar neste processo como se escolhesse entre diferentes cursos do Guru99. Você decide, clica em um link e pula algumas páginas. Da mesma forma, um programa de computador possui um conjunto de regras estritas para decidir o fluxo de execução do programa.
C++ Estruturas de dados
Vamos usar uma lista de cursos do “guru99” como exemplo! Você provavelmente tem uma lista de cursos à sua frente. Mas como você acha que eles armazenaram isso? Pode haver muitos cursos e diferentes usuários podem se inscrever em diferentes cursos. Eles geram uma variável diferente para cada usuário? Por exemplo, digamos que precisamos acompanhar 10 cursos.
Em primeiro lugar, o CAMINHO ERRADO:
Se precisarmos armazenar 10 cursos, provavelmente definiríamos 10 variáveis, certo?
Errado.
No mundo da programação, esta é apenas uma maneira horrível de tentar armazenar 10 variáveis diferentes. Isto ocorre por dois motivos principais:
- A enorme quantidade de texto que você precisará escrever em seu programa. Claro, no momento só temos 10 cursos, então não é tão ruim, mas e se tivéssemos 1,000 cursos! Imagine digitar isso mil vezes! Esqueça isso!
- A flexibilidade. Adicionar outro curso exigiria edições manuais no código. Teríamos criado a variável course11. Isso é uma loucura!
Então, qual é o CAMINHO CERTO?
Armazená-los em estruturas de dados.
A estrutura de dados é um grande maneira de contornar a necessidade de criar milhares de variáveis. C++ contém muitos tipos de estruturas de dados embutidas. Mais frequentemente usadas são arrays, que serão ensinadas mais tarde.
C++ Sintaxe
A sintaxe é um layout de palavras, expressões e símbolos.
Bem, é porque um endereço de e-mail tem uma sintaxe bem definida. Você precisa de alguma combinação de letras, números, potencialmente com sublinhados (_) ou pontos (.) entre eles, seguidos por uma taxa (@), seguido do domínio de algum site (empresa.com).
Portanto, a sintaxe em uma linguagem de programação é praticamente a mesma. Eles são um conjunto bem definido de regras que permitem criar algum software que funcione bem.
Mas, se você não seguir as regras de uma linguagem de programação ou sintaxe, receberá erros.
C++ Ferramentas
No mundo real, uma ferramenta é algo (geralmente um objeto físico) que ajuda você a realizar um determinado trabalho rapidamente.
Bem, isso também vale para o mundo da programação. Uma ferramenta de programação é algum software que quando usado com o código permite programar mais rápido.
Provavelmente existem dezenas de milhares, senão milhões de ferramentas diferentes em todas as linguagens de programação.
A ferramenta mais importante, considerada por muitos, é um IDE, um Ambiente de desenvolvimento integrado. Um IDE é um software que tornará sua vida de codificação muito mais fácil. Os IDEs garantem que seus arquivos e pastas estejam organizados e oferecem uma maneira agradável e limpa de visualizá-los.
Uso de C++ Linguagem de Programação
Aqui estão alguns usos principais de C++ Linguagem de programação:
OperaSistemas de gerenciamento
É o inverno Microsoft Windows ou Mac OSX ou Linux – todos os sistemas operacionais têm algumas partes que são programadas em C++. É a espinha dorsal de todos os sistemas operacionais conhecidos como C++ é uma linguagem de programação fortemente tipada e rápida, o que a torna uma escolha ideal para o desenvolvimento de um sistema operacional.
Jogos
Por ser uma das linguagens de programação mais rápidas, C++ é amplamente utilizado na programação de motores de desenvolvimento de jogos. C++ pode manipular facilmente recursos de hardware e também pode fornecer programação processual para funções intensivas de CPU.
Navegadores
Os mecanismos de renderização de vários navegadores da web são programados em C++ pela velocidade que oferece.
bibliotecas
Muitas bibliotecas de alto nível usam C++ como a linguagem de programação principal. Por exemplo, várias bibliotecas de aprendizado de máquina usam C++ no back-end por causa de sua velocidade.
Gráficos
C++ é amplamente utilizado em quase todas as aplicações gráficas que exigem renderização rápida, processamento de imagens, física em tempo real e sensores móveis.
Aplicações Bancárias
Um dos sistemas core-banking mais usados – Infosys Finacle, usa C++ como linguagem de programação de back-end. As aplicações bancárias precisam processar milhões de transações diariamente e exigem suporte de alta simultaneidade e baixa latência.
Sistemas em Nuvem/Distribuídos
Os sistemas de armazenamento em nuvem usam sistemas de arquivos escalonáveis que funcionam próximos ao hardware. É por isso C++ torna-se uma escolha preferencial para sistemas em nuvem.
Sistemas Embarcados
Vários sistemas embarcados, como máquinas médicas, smartwatches, etc., usam C++ como a principal linguagem de programação.
Compiladores
Compiladores de várias linguagens de programação usam C++ como linguagem de programação de back-end.

