Contar nossa própria história
Vinte mil léguas, a newsletter · nº7
Há cerca de um ano e meio, em abril do ano passado, lançamos a terceira temporada do Vinte mil léguas: dedicada a Galileu Galilei. (Não, não temos nenhuma outra prevista no momento. Melhor já dizer isso agora.) Voltando: as duas primeiras temporadas, sobre Darwin e Humboldt, foram filhas da pandemia, e não puderam ter eventos de lançamento. O trabalho foi quase todo feito em casa, à distância — e lançado sem que a gente pudesse comemorar direito.
Na terceira temporada, foi tudo diferente: nós duas mudamos de casa e viramos vizinhas; passamos a nos encontrar cotidianamente pelo bairro, podíamos até — que diferença! — trabalhar juntas, uma ao lado da outra. E quando foi chegando a data do lançamento, depois de mais de um ano de trabalho, pensamos junto com a Megafauna que aquilo merecia uma festa.
Marcamos a data, divulgamos nas redes: FESTA! Um cartaz com um lindo sol alquímico circulou. Houve algum receio de dar superlotação. Houve alguma ansiedade de não vir ninguém.
A ideia era só comemorar: beber alguma coisinha, abraçar os amigos, conhecer os fãs do trabalho. Mas veio uma empolgação colaborativa, um transbordamento de alegria telepático, e nós duas tivemos a mesma ideia ao mesmo tempo (como tantas vezes aconteceu nesse trabalho): e se a gente fizesse um episódio extra, ao vivo? E se fosse de surpresa?
Paramos e escrevemos um roteiro sobre o sentido de fazer o que a gente faz, e o sentido da vida. Normal. Convidamos o Fred Ferreira, que faz a trilha e edição do podcast, para semi-improvisar uma trilha ao vivo. Ensaiamos uma vez, enquanto nos arrumávamos — atrasadas — para ir ao lançamento, lendo o texto em voz alta, optando aqui e ali por pequenas mudanças, secando o cabelo.
Quem estava lá no dia viu, e eventualmente algumas pessoas filmaram trechinhos. Mas o episódio não ficou gravado e só quem soube dele eram os presentes.
Por isso, e agora que temos esta newsletter e o clube do livro — duas versões de uma mesma vontade de nos aproximarmos dos ouvintes —, resolvemos publicar esse roteiro, inclusive com as rubricas que usamos de guia de leitura. É assim que contamos uma história. No caso, a nossa própria história.
Vinte mil léguas (2020-2024?)
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Vinte mil léguas para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.




