3/2025
resumos, listas e afins relacionados
Durante muito tempo, sempre que me perguntavam “como estás?”! Eu listava o que andava a fazer, o que tinha feito e o que estava por vir. O caos das semanas, a dificuldade em ter um fim de semana para encaixar mais qualquer coisa e o alívio de dizer “daqui a XX dias não tenho nada”. Resposta que, se dada ao Tiago, resultava num olhar desconfiado da parte dele e num resignado “ainda…”.
Tenho feito um esforço consciente para mudar isto. Não propriamente esvaziar a agenda, mas simplesmente não o dizer em voz alta!
Adoro estar ocupada, fazer muita coisa, ter as minhas listinhas eternas de coisas para arrumar e fazer, ter o meu calendário arrumado e organizado por cores. Rendi-me ao google calendar e também mantenho um caderno com um formato agenda + notas, no qual todas as semanas divido duas páginas em 7 colunas e escrevo o que vou fazer por dia! Se está na agenda, não está na minha cabeça e isso é um alívio…
Mas! Não gosto mesmo nada desta pressão generalizada para a produtividade. Estou sempre muito ocupada, encontro os amigos quase sempre em ocasiões em que estou a fotografar e os dois mundos misturam-se! No entanto sei que esta cena não é necessariamente saudável para maior parte das pessoas e não o quero romantizar. Para mim é fixe! Para outros é um terror e não quero aterrorizar ninguém, nem espalhar uma positividade tóxica pelo entusiasmo pela minha agenda.
No entanto! Maior parte das coisas que fotografo são para promover o trabalho/música de alguém. Mostrar mais um sítio bonito onde podemos descobrir música nova ou outras coisas e, regra geral, até tropeço em coisas fixe.
Logo! O que tenho para partilhar é isso mesmo: o que vi e o que vou ver!
Já mencionei que no site decidi ter uma página de “new”. É tipo um resumo, uma foto por “concerto”. No site está agarrado ao link do blog onde podem encontrar mais. É fixe! Espero.
Na mini amostra que deixo aqui estão 4 momentos recentes:
Revi o concerto da Ece Canli, depois do Tremor, no TBA.
Fotografei os October n’A Disgraça, que são possivelmente a primeira banda que fotografei na vida, para aí em 2002/3, ainda em atividade!
Fui à noite do Zé Ibarra no B’leza! E gostei muito, sim!
Mas o meu favorito da noite foi mesmo o Jasmim que tem um disco novo que adoro! Chama-se Dias em Branco! E podem ouvir neste link.
O Tremor já foi há um mês! E daqui a menos de outro mês vou para Leiria. Vai ser o 10º ano do Festival A Porta. Vai ser o meu 6º ano a fotografar. E para celebrar fiz um resumo: https://veramarmelo.pt/porta/
Mas! até à Porta há muita coisa.
Estou particularmente entusiasmada por ir fotografar e mais ainda ouvir e ver o Bilal. Deixo aqui um vídeo lindo. Vai ser no dia 30 de Maio, no Musicbox.
gigs de Maio:
17.05, Z, Cortada, Escárnio, Gatafunho e Techorpsen
19.05, Z no TMM, The Necks
22.05, Z no B’leza, Shabaka
23.05, Canto no CCB, Kali Malone
23.05, Out.ra na Igreja Nossa Senhora do Rosário - Barreiro, Lukas de Clerck e Filipe Felizardo
24.05, Titanic, Bfachada ao Piano
24.05, ADAO - Barreiro, Pista
28.05, Culturgest - Moritz Von Oswald
29.05, Musicbox - André Henriques
30.05, Musicbox, Bilal
31.05, Sala 6 - Barreiro, Catarina Branco
Visto assim, em lista, é meio assustador!
Mas há mais coisas fixe!
No dia 16 de Maio é a visita guiada pelo Fernando Marques Penteado à sua exposição na Culturgest, que é um mimo.
E uma exposição que estou muito curiosa para ver inaugura na noite de 23 de Maio: Venham Mais Cinco: “O Olhar Estrangeiro sobre
a Revolução Portuguesa 1974-1975”, Almada - Parque Empresarial Mutela
Av. Aliança Povo M.F.A.
p.s.1: Esta foi longa. Desculpem. Aceito dicas de concertos, discos para ouvir e cenas para ir ver.
p.s.2: Costumavam receber, muitos de vocês, esta newsletter no vosso email como de um email se tratasse. A logística não era simples. Tinha de dividir isto em dois mails (por causa do número de destinatários) e cheguei a ficar com o gmail bloqueado por mais de 24h. Espero que estejam ok em receber isto assim. Caso contrário, mandem email que eu apago o vosso contacto da lista, numa boa! Mesmo.
Continuem a responder-me! Basta fazer reply a este email, normalmente! Isto não virou nada de oficial! E não será muito intenso. <3




Gostei imenso da reflexão (relacionei-me um!) e das fotografias, sempre muito bonitas!
Classic Marmelo 🩷