Inventários e testamentos da época do Brasil colonial, que pertencem ao acervo do Arquivo Público de Campos (RJ), agora podem ser consultados virtualmente. O projeto, que resultou na digitalização de 648 processos, com cerca de 50 mil páginas, foi financiado pela FAPERJ.
Impacto da respiração no controle de alguns dos sintomas da doença de Parkinson foi descrito por pesquisadores da UFF em artigo publicado em periódico. Objetivo foi testar os efeitos do treinamento muscular inspiratório, que aumentam a resistência à inspiração, fortalecendo os músculos responsáveis por puxar o ar para os pulmões.
Realizado na Fiocruz por uma doutoranda de programa de pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher, o estudo considera que o ganho de peso gestacional (GPG) é um fator determinante para a saúde materna e infantil, especialmente em gestações gemelares, que apresentam riscos aumentados de complicações.
Pesquisa desenvolvida na UFRJ, com apoio da FAPERJ, pode representar novo caminho para pacientes sem opções de tratamento. Agora, estudo irá avaliar a segurança do medicamento em voluntários adultos com lesão completa da medula na região torácica, ocorrida há no máximo 72 horas.
Dando visibilidade e valorizando o trabalho de pesquisadores, cientistas, empreendedores e funcionários que fizeram a diferença ao longo de 2025, a Fundação realizou na quinta (11/12), cerimônia de entrega do Prêmio Faperj. Em sua 1ª edição, o Prêmio foi entregue na tradicional Sala Cecilia Meirelles.
A Fundação e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação homenagearam pesquisadores, servidores e personalidades que vêm contribuindo para Ciência, a Tecnologia e a Inovação no Rio de Janeiro. Fundação concedeu Medalha Mérito Científico Carlos Chagas Filho e prêmio especial à pesquisadora revelação.